Imagem capa - O instante decisivo | Artigo de Henri Cartier Bresson | por Escola Holística de Fotografia
Dicas de FotografiaReferências

O instante decisivo | Artigo de Henri Cartier Bresson |

O instante decisivo | Artigo de Henri Cartier Bresson |


Na fotografia existe um novo tipo de plasticidade, produto das linhas instantâneas tecidas pelo movimento do objeto. O fotógrafo trabalha em uníssono com o movimento, como se este fosse o desdobramento natural da forma, como a vida se revela.  No entanto, dentro do movimento existe um instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio. 


A fotografia deve intervir neste instante, tornando o equilíbrio imóvel.  O olhar do fotógrafo está constantemente avaliando. Um fotógrafo pode captar a coincidência de linhas simplesmente ao mover a cabeça uma fração de milímetro. Podem modificar a perspectiva com um leve dobrar de joelhos. Ao colocar a câmara próximo ou distante do objeto, o fotógrafo pode desenhar um detalhe - ao qual toda a imagem pode ficar subordinada ou ainda que tiranize quem faz a foto. De qualquer modo, o fotógrafo compõe a foto praticamente na mesma duração de tempo que leva para apertar o disparador, na velocidade de um ato reflexo.Algumas vezes acontece de o fotógrafo paralisar, atrasar, esperar para que a cena aconteça. 


Outras vezes, há a intuição de que todos os elementos da foto estão lá, exceto por um pequeno detalhe. Mas que detalhe? Talvez alguém repentinamente entrando no enquadramento do visor. O fotógrafo, então, acompanha seu movimento através da câmara. Espera, espera e espera, até que finalmente aperta o botão - e então sai com a sensação de que captou algo (embora não saiba exatamente o quê).  Mais tarde, no laboratório, ele faz uma ampliação da foto e procura nela as figuras geométricas que aparecem à análise e o fotógrafo se dá conta, então, de que a foto foi feita no instante decisivo. 


O fotógrafo instintivamente fixou um padrão geométrico sem o qual a foto estaria sem forma e sem vida.A composição deve ser uma das preocupações do fotógrafo, mas no ato de fotografar isto só acontece a partir da sua intuição, já que ele está ali para captar o momento fugidio e todas as relações dos elementos que compõem a cena estão em movimento.Ao aplicar a "Regra dos Terços" , o único compasso que o fotógrafo tem são seus próprios olhos. Qualquer análise geométrica, qualquer redução da foto a um esquema, só pode ser feita - pela sua própria natureza - depois que a foto já foi tirada, revelada e ampliada. E aí, ela só pode ser usada para um exame "post-mortem" da cena.Espero nunca ver o dia em que as lojas de equipamentos fotográficos vendam esquemas geométricos para colocarmos nos visores de nossas câmaras; ou a "Regra dos Terços"colada nos nossos óculos. Se um fotógrafo começa a cortar uma boa foto, isto representa a morte à correta relação geométrica das proporções entre os elementos que compõem a imagem. 


Além do que, raramente ocorre de uma má foto, que tenha sido mal composta, seja salva pela reconstrução de sua composição no laboratório, pois a integridade da visão do fotógrafo não estará mais lá. Há muita conversa sobre os ângulos da câmara, mas os únicos ângulos válidos existentes são os ângulos da geometria da composição e não naqueles fabricados pelo fotógrafo que se deita no chão ou coisa que o valha para encontrar seu enquadramento.* 


Henri Cartier Bresson foi fotógrafo e viveu em Paris, França.

Tradução livre e informal do inglês por Paulo Thiago de Mello de trecho do livro The Decisive Moment, New York, 1952. Copyright 1952 Cartier-Bresson, Verve and Simon and Schuster.


Créditos da Fotografias: Aline Lelles e Rodrigo Wittitz (Fotografia Afetiva)




Este e outros temas técnicos sobre fotografia serão debatido na OFICINA DE RECICLAGEM PARA FOTOTÓGRAFOS • Além do Que Se Vê


Saiba mais no link: http://bit.ly/alem-do-que-se-ve-reciclagem-fotografia


Aline Lelles, Rodrigo Wittitz, Fotografia afetiva, fotografia de familia, fotodocumental, fotojornalismos lifestyle



fotodocumental, fotojornalismo, fotografia de familia, acompanhamento de bebe, fotografo lifestyle

fotojornalismo, fotodocumental, acompanhamento de bebe, fotografo de familia, fotografia lifestyle

acompanhamento de bebe, fotografia de casamento, fotografo de familia, natural newborn lifestyle

fotodocumental, fotojornalismo, fotografia de familia, acompanhamento de bebe, fotografo lifestyle

fotografia afetiva, fotografo de casamento, fotodocumental, fotojornalismo, rio de janeiro rj

Aline Lelles, Rodrigo Wittitz, Fotografia afetiva, fotografia de familia, fotodocumental, fotojornalismos lifestyle

fotodocumental, fotojornalismo, fotografia de familia, acompanhamento de bebe, fotografo lifestyle

fotografia afetiva, fotografo de casamento, fotodocumental, fotojornalismo, rio de janeiro rj

fotografia afetiva, fotografo de casamento, fotodocumental, fotojornalismo, rio de janeiro rj