Imagem capa - Sobre o medo da dor do parto com Ana Kacurin (doula e fotógrafa de partos) por Escola Holística de Fotografia

Sobre o medo da dor do parto com Ana Kacurin (doula e fotógrafa de partos)

*foto da capa: Ana Kacurin


A dor tem sua função!  Se não fosse por ela, a gente ia parir na fila da padaria, no restaurante, levando o filho à escola. A dor serve para que a gente se recolha, procure abrigo e conforto e se concentre na tarefa de trazer uma vida ao mundo. 


O medo da dor do parto tem muito de construção social. Nas últimas décadas o parto tem sido conduzido de forma muito instrumentalizada e medicalizada. E isso, obviamente, causa muito mais dor. Muitas condutas protocolares já são consideradas por órgãos sérios como violência obstétrica.  Por isso, quase todas as histórias de parto que a gente ouve são histórias permeadas de violência e intervenções desnecessárias. Nossa mente quando pensa em parto, automaticamente busca suas referências nas experiências que ouvimos e vemos, pois é tudo o que conhecemos sobre o assunto. Mas essas experiências não refletem a real dor de um parto fisiológico.




É bacana ter em mente também que a natureza é sábia e jamais nos daria uma dor além do que possamos suportar. A dor do parto é fisiológica e não nos causa mal. É uma dor de saúde, de corpo funcionando perfeitamente, não de convalescença. O que acontece é que somos seres racionais e culturais e muitas coisas contribuem para que a dor se torne maior do que ela realmente é. É o chamado ciclo medo-tensão-dor. Ele funciona assim: você ouviu sua vida toda que parto dói. Isso te causa medo da dor do parto. O medo te deixa tensa e a tensão retesa seus músculos, o que intensifica a dor. E vira um ciclo vicioso.


Mas então, o que fazer?


Interromper esse ciclo. Ou a gente tira a dor, ou o medo ou a tensão. E assim, o ciclo cessa e o parto flui. A doula tem ferramentas para lidar com esse ciclo, através de técnicas de relaxamento, massagem, respiração, aromaterapia, mas principalmente, a doula oferece informação, o que mune a gestante de conhecimento acerca do parto fisiológico e sobre intervenções (necessárias e não-necessárias) e ajuda a gestante a planejar-se para o melhor parto possível e seguro.


Ana Kacurin



Ana é Doula, Educadora Perinatal, Fotógrafa de Partos e Casamentos num rolê bem diferente!

Idealizadora do Aurora Workshop • Fotografia de Parto com Foco em Humanização

Próxima turma dias 03 e 04 de abril na Escola Holística de Fotografia





Este e outros temas para elevação da consciência são amplamente debatidos em nossas imersões, oficinas e workshops. Conheça a Imersão AMOR E FOTO que já transformou a vida de mais de 400 fotógrafos. Nossas próximas turmas deste primeiro semestre de 2018 serão nas cidades: Salvador, Rio de Janeiro e Florianópolis.


Saiba mais no link: http://bit.ly/imersao-amor-e-foto-infos